segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2

Células troncos são consideradas um grande assunto na área da medicina hoje em dia, varia pesquisas são feitas a respeito delas e dos seus benefícios que nos modem dar. Hoje em dia milhares de pessoas morrem de doenças degenerativas, com as células troncas no futuro, poderíamos baixar esse numero significativa mente.
Sobre o vídeo do nosso querido prof. Toid, consegui tirar algumas duvidas sobre o tema. Com o avanço da medicina iremos poder congelar os espermatozóides e fecundá-los mais tarde com óvulos que darão inicio a primeira divisão celular, formando uma mórola, em quatro ou cinco dias depois já são umas 150 células e o conjunto se denomina blastócito, mais tarde elas serão capazes de se dividir e forma qualquer tecidos ou órgãos do corpo. E no futuro será capaz de realizar transplantes que hoje são impossíveis.
Células troncos tão chamadas de células mães, são células que tem a capacidade de se dividir e dando origem a novos tipos de células como tecidos ou órgãos. As células troncas dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue, O principal objetivo das pesquisas com células troncos é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
As células troncos podem ser divididas em dois tipos, as adultas e as embrionárias.
Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciação celular de outros tecidos. A utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização são permitidos, enquanto em outros países é ilegal. Atualmente no Brasil o Supremo Tribunal autorizou tais pesquisas
Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.
Alguns paises são contra a clonagem das células troncos como os Índia, Itália, Japão e entre outros. Devemos respeitar suas opiniões, mas com as pesquisas das células troncos certamente iríamos dar um grande passo para a caminhada do futuro.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto Cauê, bem explicado e fala de todos os principais assuntos de uma forma específica. É importante acrescentar mais um tipo de célula-tronco existente, que é a célula-tronco do cordão umbilical, que também são muito utilizadas desde a sua descoberta em 1988, que são bem mais jovens do que as adultas, sendo assim bem mais versáteis. Só não tem uma maior versatilidade do que as células-tronco embrionárias.

    ResponderExcluir